Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Hora de doar: estoque de sangue diminui no inverno
09
maio-23

Hora de doar: estoque de sangue diminui no inverno

Em Minas Gerais a temporada de inverno, que se inicia em junho, tem sido marcada por uma preocupante diminuição nas doações de sangue. Durante esse período, é comum observar uma queda significativa no número de doadores voluntários, o que acaba afetando diretamente os estoques dos bancos de sangue.

As baixas temperaturas, combinadas com as chuvas e a tendência das pessoas a permanecerem mais tempo em ambientes fechados, contribuem para a redução da disponibilidade de doadores. Além disso, algumas doenças respiratórias típicas dessa época, como gripes e resfriados, também desencorajam as pessoas a comparecerem aos centros de coleta de sangue, agravando ainda mais esta situação.

Em muitos casos, o doador é o único meio de salvar uma vida, na medida em que não há medicamento que substitua o sangue. Portanto, a doação se torna um gesto essencial, em especial para os pacientes que dependem das transfusões frequentes para terem qualidade de vida.

Impeditivos temporários

Algumas das doenças características dessa época também contribuem para a queda no comparecimento de doadores, já que no frio as pessoas estão mais suscetíveis a gripes, resfriados, infecções de gargantas e outras viroses. Nesses casos, é necessário aguardar 30 dias após o término dos sintomas respiratórios ou gripais para candidatar-se à doação de sangue.

Outra situação que traz impedimento temporário ao doador de sangue é a infecção pela Covid-19. Quem teve a doença precisa aguardar 30 dias após a completa recuperação para realizar uma doação. Já quem teve contato com pessoas que apresentaram o diagnóstico de infecção pelo coronavírus são considerados inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas.

No caso da vacina contra a gripe, o prazo de espera para doação de sangue é de 48 horas após a vacinação.

Agende sua doação

Para tirar dúvidas sobre a doação de sangue, o interessado enviar uma mensagem para o Whatsapp do Banco de Sangue, no telefone 3233-5461. Também pode obter informações através do perfil do Banco de Sangue no Facebook e Instagram (Banco de Sangue HNSC) ou pelo @hnscpm.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.