Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Conheça as histórias de doadores parceiros do HNSC
25
nov-20

Conheça as histórias de doadores parceiros do HNSC

 

A Semana do Doador Voluntário de Sangue, e também o Dia do Doador de Sangue (25/11), buscam destacar a importância do gesto, sobretudo durante a pandemia, período onde houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil.

A pandemia também afetou as atividades tradicionais que o Banco de Sangue do Hospital Nossa Senhora da Conceição promove anualmente durante essa semana. “Não podemos deixar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue passar sem as comemorações. Neste ano estamos com muitas restrições, está sendo um desafio. Quem nos acompanha sabe que fazemos muitas atividades em agradecimento aos nossos queridos doadores e também para incentivar os novos candidatos”, conta Fabíola Nogueira, responsável pelo Setor de Captação de Doadores. As homenagens deste ano serão menores, porém não menos especiais.

Para agradecer e conscientizar sobre a importância da doação de sangue, o Banco de Sangue do HNSC convidou alguns doadores para compartilharem suas histórias. Conheça os relatos abaixo:

Doação em família – Vera Lúcia Cordeiro começou uma verdadeira corrente do bem em sua família há mais de 20 anos atrás. “Há alguns anos atrás eu vi uma reportagem em uma revista falando sobre uma enfermeira no Japão, no período de guerras, que doou sangue um dia. No dia seguinte precisavam de novas doações e ela foi, mesmo as pessoas dizendo que ela não podia. Então pensei ‘deve ser uma sensação legal demais’. Eu fui, e não parei mais. Os irmãos me acompanharam, os filhos, o coração falou mais alto. Somos 6 doadores na família. Por enquanto. Daqui a uns dias meu filho chega na fase de doar. A sensação é muito boa, saímos de lá de alma lavada, leve. Cada vez que eu vou é uma sensação melhor que a outra”, descreve.

Vera e toda sua família têm sangue O negativo. Este tipo é conhecido como universal e pode ser transfundido em qualquer pessoa. O que o torna raro é que cerca de apenas 9% dos brasileiros possuem esse tipo sanguíneo. É muito utilizado pelos hospitais pois é o sangue que salva em situações de emergência, como a da Larissa.

Confira: Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Larissa e seu acidente – A contadora Larissa de Campos Lacerda Souza, estava indo de moto para o trabalho em 29 de março de 2019, quando sofreu um acidente gravíssimo. “No acidente sofri uma lesão hepática grau 3, outra no duodeno, laceração da vesícula, e também uma hemorragia interna, onde perdi mais de cinco litros de sangue. Eu cheguei no hospital sem pulsação, sem pressão e fui imediatamente encaminhada para o Centro Cirúrgico, onde minha cirurgia, com o doutor Rodrigo Caldas, durou cerca de seis horas.”

Foram bolsas e bolsas de sangue – tanto na cirurgia, quanto nos 11 dias em que ficou no CTI do HNSC – até a sua recuperação. “Hoje eu dou muito mais valor à minha vida. E agradeço todos os dias à Deus, por naquele dia ter tido profissionais do Hospital tão capacitados e ao sangue, pois se não fosse ele, a minha cirurgia não teria sido um sucesso. Sempre que falo sobre meu acidente, dou um conselho para os meus amigos: doem sangue. Doar sangue salva vidas, e a gente acha que nunca acontecerá conosco. Naquele dia o sangue me salvou. A cirurgia me salvou. Eu sou doadora, continuarei sendo doadora. Obrigada à Fabíola, a todos do CTI, toda a equipe do Hospital Nossa Senhora da Conceição, ao doutor Rodrigo, todos que ajudaram a salvar minha vida e não mediram esforços para isso”.

O acidente de Larissa mobilizou muitas pessoas. Foram mais de 50 amigos e familiares que compareceram para doar sangue e repor o que ela havia gasto. Um gesto como esse pode ser um catalizador para muitas ações voluntárias, como a parceria que o Banco de Sangue do HNSC fez com o Crea Jr. municipal.

Shirlene e o Crea Jr. – A coordenadora geral do Crea Jr. - MG Núcleo Pará de Minas, Maria Shirlene, é uma doadora de longa data. “Doar sangue, para mim, é tão normal quanto fazer aniversário. Isso faz parte do meu calendário, já está incluído nas minhas metas. Fico triste quando só consigo doar uma vez no ano. Mas esse ano foi maravilhoso, apesar da pandemia. Por causa do trabalho remoto consegui me organizar e fazer as três doações permitidas. Ajudar faz bem para quem precisa e, mais ainda, para quem doa. A satisfação é indescritível”, conta.

Em outubro deste ano o Crea Jr. – MG Núcleo Pará de Minas fez uma parceria com o Banco de Sangue do HNSC, com a campanha “Engenhando até no Sangue!”, com intuito de mobilizar e convocar candidatos para doar sangue.

A ideia surgiu quando os membros souberam que o estoque de sangue do hospital estava muito baixo. Resolvemos então doar e fazer uma parceria com o Banco de Sangue para levar mais pessoas. Shirlene conta que essa foi a primeira de muitas campanhas. “O resultado foi muito bom. Agora essa campanha fará parte do calendário anual do Crea. É uma satisfação poder contribuir com algo tão importante, e que não custa nada”, finaliza.

Veja também: Ser um doador de sangue do HNSC agora está mais fácil

Seja um doador de sangue do HNSC e ajude a salvar vidas

Você também pode ajudar o HNSC sendo um doador de sangue voluntário. Para tirar dúvidas sobre a doação de sangue, basta ligar para o Banco de Sangue no telefone (37) 3233-5461, e falar com Fabíola Nogueira. Também podem obter informações através do perfil do Banco de Sangue no Facebook e Instagram (@BancodeSangueHNSC) ou pelo @hnscpm.

O site do HNSC também conta com o formulário “Seja um Doador de Sangue”, que aparece em todas as páginas de navegação. Os interessados em doar sangue devem preencher o formulário com nome, telefone e município. Em seguida, o Banco de Sangue do HNSC entrará em contato para agendar a doação.

 

Vera e família, junto de Fabíola Nogueira  

 Larissa Souza, contadora

Maria Shirlene, coordenadora do Crea Jr. municipal

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.