Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Cirurgiões do HNSC apresentam trabalho em 20º Congresso de Cirurgia do Rio de Janeiro
30
set-20

Cirurgiões do HNSC apresentam trabalho em 20º Congresso de Cirurgia do Rio de Janeiro

 

O cirurgião geral do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Dr. Aurélio Rocha, apresentou o trabalho “Íleo Biliar De Cólon Sigmóide: Uma Rara Causa De Obstrução Intestinal”, durante o 20º Congresso de Cirurgia do Rio de Janeiro. O estudo foi resultado de uma cirurgia realizada por ele em agosto, que contou também com o auxílio da médica do HNSC, Dra. Roberta Souza Lopes, coloproctologista.

“Me senti realizado em ter a oportunidade de estar de frente a uma patologia tão rara e conseguir fazer o diagnóstico através de exames de imagem e poder programar uma cirurgia de alta complexidade e de grande porte dentro do hospital de Pará de Minas. Isso evidencia que o HNSC tem evoluído e está se tornando referência na região para o tratamento de doenças complexas”, destaca o cirurgião.

O Congresso é bianual e, devido à pandemia de covid-19, foi realizado de forma virtual pela primeira vez neste ano. Para o médico, o aceite do trabalho foi motivo de orgulho. “Com a pandemia e a necessidade de novas normas de convivência, ter conseguido relatar esse caso e ainda levar para um congresso no Rio de Janeiro foi uma superação. A produção científica e a atualização médica não podem parar, mesmo em tempos de pandemia”.

A apresentação, realizada no dia 19/09, foi feita via videoconferência, com a presença de um mediador e integrantes da mesa, que discutiram o caso.

O estudo e a apresentação tiveram contribuições dos médicos: Raissa Dalat Furtado, residente em cirurgia geral (Hospital Nossa Senhora da Conceição); Amanda Alves, Amanda Ferreira, Nájila Viana, Rafael Alves (Hospital Alberto Cavalcanti); e Tatiana Furtado (Universidade Federal de Ouro Preto).

 

O caso - O íleo biliar do cólon é uma causa extremamente rara de obstrução mecânica do intestino grosso, responsável por 2 a 8% dos casos, que leva o paciente a apresentar quadro de distensão abdominal, vômitos e constipação intestinal. É uma doença com alta taxa de mortalidade devido ao difícil diagnóstico, aparição tardia, idade avançada do paciente e comorbidades associadas.

 

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.