Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Você sabe o que é o Fevereiro Roxo?
10
fev-21

Você sabe o que é o Fevereiro Roxo?

 

Durante o mês de fevereiro, a conscientização sobre três doenças incuráveis ganha força. Trata-se do Fevereiro Roxo, campanha que aborda o Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus. O objetivo da ação é reforçar o alerta sobre a importância de se fazer um diagnóstico precoce, pois a partir do momento em que essas enfermidades são identificadas nos estágios iniciais, é possível realizar um tratamento para controlar ou retardar os seus sintomas.

Criada em Minas Gerais, na cidade de Uberlândia, em 2014, a mobilização visa conscientizar a população sobre a importância de um diagnóstico precoce das enfermidades – que são incuráveis - para que os pacientes possam controlar seus sintomas e conviver bem com elas. Além disso, é mostrar que, o fato de ser diagnosticado com alguma dessas doenças não impede a pessoa de ter uma vida saudável e de aproveitar os bons momentos que ela proporciona.

Lúpus

Lúpus é uma doença crônica e autoimune, ou seja, ocorre quando o próprio sistema imunológico de uma pessoa passa a atacar órgãos e tecidos do corpo. Ela pode se manifestar de quatro formas diferentes, que têm causas distintas: Lúpus Discoide, Lúpus Sistêmico, Lúpus Neonatal e Lúpus Induzido por Drogas.

Ainda não se sabe qual ou quais as causas do Lúpus, mas alguns estudos apontam que a doença pode ser uma combinação de fatores, como, hormonais, infecciosos, genéticos e ambientais. Seus sintomas podem surgir de repente ou se desenvolver lentamente. Os principais sinais do Lúpus são fadiga, febre, dores nas articulações, rigidez muscular e inchaços, dor no peito ao inspirar profundamente e dificuldade para respirar

Fibromialgia

Fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo, principalmente na musculatura. É uma doença que acomete a homens e mulheres, mas que se manifesta mais em mulheres, sendo que, de cada 10 pacientes, sete a nove são mulheres.

Além da dor no corpo, a Fibromialgia também apresenta sintomas de fadiga, sono não reparador – quando a pessoa acorda cansada – e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

Alzheimer

Entre as três doenças, talvez a mais conhecida seja o Alzheimer, uma doença neurodegenerativa. Os principais sintomas são a falta de coerência na fala e a perda da memória recente: o paciente se lembra de fatos de muitos anos atrás, mas não sabe dizer sobre coisas que fez hoje.

O Alzheimer está associado à idade avançada, porém pode surgir de forma prematura, especialmente em pessoas com casos semelhantes na família. A capacidade de atenção, aprendizado e convívio social fica seriamente afetada, sendo que o quadro é incurável. Entretanto, é possível fazer um tratamento terapêutico e medicamentoso para retardar os efeitos mais graves, principalmente quando a detecção ocorre ainda no estágio inicial.

Quem tem familiares idosos ou pessoas de meia-idade com casos de Alzheimer na família deve ficar atento quanto a problemas de linguagem, esquecimento de fatos recentes, confusão com horário e dia da semana ou desorientação em lugares conhecidos.

 

Atenção: As informações existentes neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Consulte sempre um profissional de saúde.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.