Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Você conhece a psoríase?
29
out-22

Você conhece a psoríase?

A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele e das articulações, caracterizada pela presença de manchas róseas ou avermelhadas, recobertas por escamas esbranquiçadas. Sua causa é ainda desconhecida e embora exista uma predisposição familiar, não é necessariamente transmitida aos descendentes. Ela afeta cerca de 2,6 milhões de brasileiros, atingindo homens e mulheres, em qualquer idade e podendo ocorrer desde formas localizadas e discretas, até formas muito severas acometendo grande área da superfície corporal.

A psoríase está sujeita a melhoras dos sintomas e a recaídas, relacionadas a diversos fatores: traumas (físico, químico, queimadura solar), infecções, drogas, estresse emocional, etc. Os locais mais atingidos são o couro cabeludo, cotovelos, joelhos, palmas das mãos, plantas dos pés, unhas e tronco, com lesões em ambos os lados do corpo.

Alguns pontos importantes sobre a psoríase:
1) Não é contagiosa;
2) A genética influencia muito na doença, 30 a 40% dos pacientes com psoríase têm parentes com a doença;
3) O estresse não é a causa exclusiva, mas pode contribuir para o aparecimento das lesões;
4) Infecções e uso de medicamentos podem dar início a uma crise;
5) Pode ocorrer em qualquer idade e acomete homens e mulheres igualmente;
6) Não fica restrita somente à pele, podendo atingir outras partes do organismo e desenvolver outras doenças associadas.
7) Não tem cura, mas o tratamento consegue reduzi-la consideravelmente. É necessário acompanhamento dermatológico por toda a vida.

Tratamento

A psoríase é uma doença de evolução crônica e não há como preveni-la, sendo possível controlar sua reincidência. O tratamento procura principalmente reduzir o número e a gravidade das lesões e vai depender das características do paciente. Os medicamentos utilizados podem ser tópicos (para passar no corpo) ou sistêmicos (devem ser ingeridos)

Casos leves e moderados (cerca de 80%) podem ser controlados com o uso de medicação local, hidratação da pele e exposição ao sol. É importante salientar que qualquer tratamento deve ser feito sob rigorosa orientação médica, de forma persistente, sendo necessário, em alguns casos, suporte psicológico para uma melhor adaptação ao impacto provocado pela doença.

É fundamental ter uma rotina de hábitos saudáveis, como se alimentar adequadamente e praticar exercícios físicos, pois isso ajuda a diminuir a incidência de lesões.

Atenção: As informações existentes neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Consulte sempre um profissional de saúde.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.