Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Serviço de Captação de Doadores de Sangue do HNSC é homenageado pela Hemominas Divinópolis
29
nov-21

Serviço de Captação de Doadores de Sangue do HNSC é homenageado pela Hemominas Divinópolis

Na última semana foi comemorada a Semana e o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue (25). A data definida reverencia o aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue. Para celebrar a data, o Hemominas Divinópolis preparou uma programação especial para os doadores, com apresentação de música, lanche especial e diplomação dos doadores fidelizados.

Representado pela responsável pelo setor de Captação, Fabíola Nogueira, o Serviço de Captação de Doadores do Hospital Nossa Senhora da Conceição recebeu o diploma de Honra ao Mérito pelos serviços prestados à Fundação Hemominas. Fabíola estava acompanhada do grupo de doadores do município, que foram realizar a doação de sangue. A homenagem foi entregue ao grupo na quinta, 25.

O gesto dos nossos doadores de sangue voluntários ajuda a salvar vidas e é imprescindível, já que o sangue não é produzido artificialmente: nós somos a única fonte desta matéria prima.

Números de 2020 – O exercício desse gesto permitiu que, em 2020, a Hemominas recebesse cerca de 308 mil candidatos à doação de sangue, solidariedade transfundida em vida e compartilhada com pacientes distribuídos em mais de 90% de estabelecimentos de saúde de Minas Gerais, além dos cerca de 8 mil pacientes hematológicos atendidos nos ambulatórios da própria Fundação.

Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa. As doações constantes são essenciais para os estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.

Seja um doador – Nada substitui o sangue, e a quantidade retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados, no máximo, 450ml de sangue. É pouco para quem doa e muito para quem precisa!

O HNSC agradece a todos os seus doadores voluntários e convida aqueles que querem se tornar doadores, que entrem em contato com a Instituição através do telefone (37) 3233-5461, pelas redes sociais do Banco de Sangue no Facebook e Instagram (@BancodeSangueHNSC) ou através do nosso site, no formulário “Seja um Doador de Sangue”.

 

Com informações da Hemominas

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.