Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Saiba como combater a Dengue, Zika e Chikungunya
12
jul-23

Saiba como combater a Dengue, Zika e Chikungunya

Três doenças conhecidas dos brasileiros são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: dengue, Zika e Chikungunya. Os números são alarmantes. Segundo levantamento da Secretaria de Saúde do Estado, o mosquito foi identificado em 97,8% dos municípios do Estado de Minas Gerais.

O Aedes é um mosquito doméstico, que vive dentro de casa e perto do homem. Ele tem hábitos diurnos, mas não se engane, se houver oportunidade eles também podem picar á noite. A principal característica morfológica que o diferencia dos demais mosquitos, é a presença de listras brancas no tronco, cabeça e pernas.

A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos do Aedes aegypti são capazes de sobreviver e gerar novas larvas mesmo após um período de estiagem de um ano, até que retorne o período das chuvas.

A forma mais eficaz de prevenção dessas três doenças é o combate ao mosquito. Por isso, é importante que todos conheçam os riscos e saibam o que é preciso fazer para não deixar o mosquito nascer. Em poucos minutos é possível tomar medidas de proteção para evitar a procriação:

  • Verificar se a caixa d’água está bem tampada.
  • Deixar as lixeiras bem tampadas.
  • Colocar areia nos pratos de plantas.
  • Recolher e acondicionar o lixo do quintal.
  • Limpar as calhas.
  • Cobrir piscinas.
  • Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.
  • Limpar a bandeja externa da geladeira.
  • Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação.
  • Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado.
  • Cobrir bem a cisterna.
  • Cobrir bem todos os reservatórios de água.

A limpeza não se restringe somente às residências. É importante sempre ficar atento a possíveis focos de água parada na escola, no trabalho e em outros locais frequentados diariamente.

Dengue – A Dengue é uma doença sazonal que apresenta aumento de casos entre os meses de dezembro e maio, coincidindo com o período de altas temperaturas e aumento das chuvas. As manifestações clínicas podem variar desde formas assintomáticas a casos graves e fatais. Os principais sintomas são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, prostração, diarreia, dores musculares e manchas vermelhas pelo corpo, denominadas petéquias ou exantemas. Pessoas de todas as idades são igualmente suscetíveis, no entanto, os idosos apresentam o maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações que podem levar a óbito.

Febre Chikungunya A doença pode apresentar um perfil de infecção crônica nos indivíduos infectados, limitante em muitos casos, causando distanciamento do trabalho e das atividades de rotina do indivíduo acometido, devido principalmente a dores intensas nas articulações. Alguns pacientes podem apresentar casos atípicos e graves da doença, que podem evoluir para óbito com ou sem outras doenças associadas, sendo considerado óbito por Chikungunya.

Febre Zika – A Zika é uma doença causada por um vírus transmitido principalmente por fêmeas dos mosquitos do gênero Aedes. Alguns dos sintomas são: manchas vermelhas no corpo com coceira, febre até 38.5ºC, dor de cabeça, dor nas articulações, vermelhidão nos olhos e cansaço. No entanto, uma boa parte das pessoas infectadas não apresentam nenhum dos sintomas característicos.

 

Fonte: Unicef Brasil, Saúde MG

Fonte: Saúde MG

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.