Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novos membros da Cipa do HNSC recebem treinamento
06
out-20

Novos membros da Cipa do HNSC recebem treinamento

 

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) promoveu, ao longo da última semana, um amplo treinamento para a nova gestão da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Ele foi realizado pelas técnicas de segurança do trabalho do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Bruna Gomes e Letícia Aguiar.

A Cipa tem como principais objetivos a prevenção de acidentes e de doenças decorrentes do trabalho, tais como ferimentos e contaminação com perfurocortante, prevenção à hepatite e HIV, dentre outros. “Sempre que os funcionários do hospital verificarem alguma situação de risco, eles comunicam para a Cipa e o SESMT, que discute uma solução para sanar o problema. Se a falha já existir, a Cipa atua na correção”, conta Letícia.

A nova gestão vai até 2021 e conta com 16 membros: 8 eleitos pelos colaboradores do HNSC e 8 indicados pelos representantes da empresa.

 

O TREINAMENTO

O primeiro dia foi uma introdução à Norma Regulamentadora 5 (NR 5), responsável por tratar de todas as atribuições da Cipa. O segundo foi uma abordagem geral sobre o que é e como funciona a Cipa, sua composição, obrigações e os riscos de um hospital. Foi feita uma pesquisa de campo dentro dos setores do HNSC e, com os resultados, os novos cipeiros elaboraram um mapa de risco. Quarta-feira foi dia de apresentar as noções básicas de prevenção e combate a incêndios, funcionamento dos instintores e sinalização. No final do dia, as técnicas de segurança levaram os cipeiros para um pátio, onde simularam um pequeno incêndio e mostraram na prática como controlá-lo.

Cristiano Paulino, integrante da equipe do Samu, foi o convidado do quarto dia e falou sobre noções básicas de primeiros socorros, como manobras de PCR, engasgo, fraturas, dentre outros. Todos os ensinamentos foram demonstrados em aula prática. Encerrando a semana, o último dia foi dedicado à troca das experiências e conhecimentos adquiridos na semana.

Esta foi a primeira vez que o treinamento aconteceu unindo teoria e prática e o feedback foi muito positivo. “Todos foram muito participativos, se envolveram nas atividades, e já estão colocando o conteúdo em prática. São conhecimentos que não servem apenas para o ambiente de trabalho, você pode aplicá-los em casa”, finaliza Bruna.

A posse dos novos membros da Cipa será realizada nesta semana.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.