Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Mês do Aleitamento Materno no Brasil é celebrado em agosto
09
ago-22

Mês do Aleitamento Materno no Brasil é celebrado em agosto

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a UNICEF, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”.

Amamentação no Brasil

O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), do Ministério da Saúde, que avaliou 14.505 crianças menores de 5 anos, entre fevereiro de 2019 e março de 2020, mostrou que os índices de aleitamento materno estão aumentando no Brasil. Mais da metade das crianças no Brasil são amamentadas por mais de 1 ano e 4 meses. Quase todas elas (96,2%) mamaram ao menos uma vez. E dois a cada três bebês (62,4%), foram aleitados na primeira hora de vida.

Atualmente no Brasil, o índice de aleitamento exclusivo nos primeiros seis meses dos bebês é de 45,8%, 52,1% das crianças de até 12 meses e 35,5% em bebês de até 24 meses de vida. Os números estão abaixo da meta da Organização Mundial da Saúde de atingir 70% de aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses, até 2030.

Leite materno

Por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

O leite materno é o alimento mais completo para o bebê pois apresenta os nutrientes que ele precisa para se desenvolver de forma saudável até os 6 meses de vida. A partir dos 6 meses, a orientação é que o bebê continue mamando até os 2 anos ou mais, e seja introduzida a alimentação complementar saudável.

Atenção: As informações existentes neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Consulte sempre um profissional de saúde.

Fonte: Ministério da Saúde

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.