Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Diabetes atinge cerca de 240 milhões de pessoas no mundo. Saiba como diagnosticar e tratar a doença
29
jun-22

Diabetes atinge cerca de 240 milhões de pessoas no mundo. Saiba como diagnosticar e tratar a doença

 

No último dia 27 de junho celebrou-se o Dia Internacional do Diabético. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 240 milhões de pessoas são portadoras da doença em todo mundo, o que significa algo em torno de 6% da população mundial. Não atoa separaram um dia especial para falar sobre o Diabetes, considerada uma enfermidade bastante comum, porém, se não cuidada, pode ser altamente prejudicial para a saúde de quem é acometido por ela, levando até a óbito.

 

O que é o Diabetes?

Diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente de falta de insulina ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento na glicose no sangue. Ela é classificada em diferentes tipos, sendo os mais conhecidos o Diabetes tipo 1 e tipo 2.

No Diabetes tipo 1, o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico, fazendo com que nossos anticorpos ataquem as células que produzem esse hormônio. Já no tipo 2, há uma combinação de dois fatores, a redução da secreção de insulina e um defeito na sua ação. Existe, ainda, o pré-diabetes, quando a pessoa nasce com um predisposição genética ao problema, podendo desenvolver a doença em qualquer idade.

 

Sintomas

Entre os principais sintomas do Diabetes estão a vontade frequente de urinar, fome e sede excessiva e emagrecimento. O diagnóstico normalmente é feito usando três exames: Glicemia de jejum, Hemoglobina glicada e Curva glicêmica.

 

Complicações

A OMS divide as complicações do Diabetes em dois grandes grupos: micro e macro vasculares. As microvasculares são àquelas que causam danos aos pequenos vasos sanguíneos, como as que acometem os olhos, rins e nervos. Já as macrovasculares incluem as doenças cardíacas e o fluxo insuficiente de sangue para as extremidades do corpo, principalmente pernas.

 

Tratamento

O tratamento tem como objetivo controlar a glicose presente no sangue do paciente evitando que apresenta picos ou quedas ao longo do dia. Além de prescrever injeções de insulina para baixar o açúcar no sangue, alguns médicos solicitam que o paciente inclua também medicamentos via oral. É fundamental que o paciente procure um médico para que o profissional prescreva o melhor tratamento para o tipo da doença verificado. O especialista para o diagnóstico e tratamento é o endocrinologista.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.