Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Dia Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Hipertensão Arterial
26
abr-23

Dia Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Hipertensão Arterial

 

Hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, é uma doença que se caracteriza pelos altos níveis da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).

A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.  A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. A pessoa hipertensa também é classificada no grupo de risco para Covid-19, e caso seja diagnosticado com a síndrome respiratória pode ter sérias complicações de saúde.

Segundo levantamento da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), 36 milhões de brasileiros têm pressão alta. Entre os idosos, a doença atinge a 60%. Ainda conforme os dados do estudo, a hipertensão é responsável, direta ou indiretamente, por metade das mortes por doenças cardiovasculares, cerca de 200 mil mortes todos os anos.

Causas

A hipertensão é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles: fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, elevado consumo de sal, falta de atividade física e níveis altos de colesterol.

Sintomas

Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe de forma elevada. Entre os sinais mais comuns destacam-se: dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

Tratamento

Embora não tenha cura, a hipertensão arterial tem tratamento, o que possibilita ser controlada. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelo programa Farmácia Popular. Para retirar os remédios, basta apresentar um documento de identidade com foto, CPF e receita médica dentro do prazo de validade, que são 120 dias.

Conscientização

Para chamar atenção da população sobre a pressão alta foi criado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), cujo objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a doença e reforçar a prevenção, pois a doença não tem cura.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.