Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Cuidados com a saúde devem ser redobrados neste período de fortes chuvas. Saiba como e o que pode ser evitado
28
jan-20

Cuidados com a saúde devem ser redobrados neste período de fortes chuvas. Saiba como e o que pode ser evitado

 

A Secretaria de Estado de Saúde Minas Gerais (SES-MG) emitiu um comunicado sobre a relação das fortes chuvas que caíram sobre o estado, especialmente em Pará de Minas, com a saúde. O intuito é reforçar cuidados para evitar a contaminação por contato com água de enchente.

Segundo a coordenadora de Vigilância em Fatores de Riscos Não Biológicos da SES-MG, Michelle Souza Costa, a ocorrência de chuvas, como as que acontecem nesse período do ano, pode aumentar os riscos de aparecimento de doenças como leptospirose, hepatites infecciosas, diarreias agudas, febre tifoide, dengue, chikungunya, zika, doenças dermatológicas e respiratórias infecciosas, e acidentes por animais peçonhentos.

Algumas ações simples podem ser utilizadas para evitar a transmissão de doenças, principalmente com a água, como por exemplo, filtrar e ferver. Ao limpar locais atingidos por enxurradas e lamas, a recomendação é que as pessoas protejam o corpo com o uso de sacos plásticos duplos nas mãos e pés, ou luvas e botas.

Outra dica válida é sobre o acondicionamento dos alimentos. A presença de roedores, insetos e outros animais podem aumentar os riscos de contaminação. O ideal é que os alimentos sejam mantidos devidamente acondicionados em latas ou recipientes fechados, fora do alcance desses animais.

Caso apareça sintomas como febre, dores e amarelamento da pele, a orientação é que a pessoa procure imediatamente o atendimento profissional em uma unidade de saúde e relate sobre o contato com a água de enchente ou lama.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.