Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Como evitar acidentes domésticos de idosos?
22
ago-22

Como evitar acidentes domésticos de idosos?

Em 2016, o Brasil tinha 28 milhões de idosos, que representavam 13,5% do total da população. Segundo projeções do IBGE, em 2042, a população brasileira atingirá 232,5 milhões de habitantes, sendo 57 milhões de idosos (24,5%). Em 2031, o número de idosos (43,2 milhões) vai superar pela primeira vez o número de crianças e adolescentes, de 0 a 14 anos (42,3 milhões). Antes de 2050, os idosos já serão um grupo maior do que a parcela da população com idade entre 40 e 59 anos.

Deste grupo, estima-se que há uma queda para um em cada três indivíduos com mais de 65 anos e que um em 20 daqueles que sofreram uma queda sofram uma fratura ou necessitem de internação. Dentre os mais idosos, com 80 anos ou mais, 40% cai a cada ano. Dos que moram em asilos e casas de repouso, a frequência de quedas é de 50%. Os dados são do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia).

A queda se torna mais perigosa com o avanço da idade, pois causa maiores complicações do que se comparada a acidentes com pessoas mais jovens. Há também o fator psicológico envolvido, pois o idoso pode desenvolver medo ou pânico de cair novamente e acabar se isolando ou limitando seus movimentos.

Causas de quedas

As causas de quedas podem ser tanto relacionadas a fatores de envelhecimento, como diminuição da visão, fraqueza muscular e alteração no equilíbrio; até mesmo uso de medicamentos, doenças que afetam o sistema motor, sequelas físicas relacionadas a AVC, dentre outros.

Das consequências das quedas na terceira idade, a fratura no fêmur é uma das mais graves. O rompimento deste, que é o maior osso do corpo humano, tem grandes chances de impactar na qualidade de vida dos idosos.

Como prevenir quedas?

Os números são preocupantes, mas é possível evitar quadros de queda através da prevenção. O ideal é que a casa do idoso seja equipada, mas algumas adaptações e remoções de potenciais obstáculos, como tapetes, já ajudam a facilitar o dia a dia e dão mais segurança. O HNSC listou algumas medidas de prevenção a quedas importantes

  1. Evitar tapetes soltos;
  2. Orientar o idoso a usar sapatos fechados e com solado de borracha;
  3. Escadas e corredores devem ter corrimões dos dois lados;
  4. Evitar andar em áreas com piso úmido e evitar encerar a casa;
  5. No banheiro, usar tapete antiderrapante e barras de apoio próximas a sanitário e chuveiro. Cadeiras no banho ajudam a dar mais estabilidade;
  6. Elimine tudo aquilo que possa ser obstáculo ou provocar escorregões dentro de casa, como fios, tapetes e outros objetos.
  7. Coloque uma luminária, telefone e uma lanterna perto da cama;
  8. Limpar imediatamente o chão em caso de líquido derramado;
  9. Os armários devem ter portas leves e maçanetas grandes para facilitar a abertura, e as roupas mais usadas devem ficar em lugares de fácil acesso.
  10. É importante também que o idoso tome os medicamentos sempre no horário correto e informe o médico no caso de algum efeito colateral.

Segundo o Ministério da Saúde, treinamentos específicos para equilíbrio, como aulas de tai chi chuan, podem reduzir em até 37% as quedas na terceira idade.

E lembre-se: é muito importante, antes de fazer qualquer alteração na casa, conversar com o idoso e considerar sua opinião e autonomia no processo.

 

Atenção: As informações existentes neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Consulte sempre um profissional de saúde.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.