Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novembro roxo e a conscientização sobre a prematuridade
23
nov-22

Novembro roxo e a conscientização sobre a prematuridade

 

Novembro roxo é o mês de conscientização sobre a prematuridade. Desde 2008, o Dia Mundial da Prematuridade é celebrado em 17 de novembro. A cor roxa foi escolhida por ser símbolo de sensibilidade e individualidade e significar transmutação, mudança. É considerado prematuro o bebê que nasce antes das 37 semanas de gestação.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a prematuridade é a primeira causa de mortalidade infantil em todo o mundo. Dados da UNICEF e do Ministério da Saúde dão conta de que 11,7% de todos os partos realizados no país são prematuros. Esse percentual coloca o Brasil na 10ª posição entre os países onde mais nascem crianças prematuras, contabilizando aproximadamente 300 mil nascidos prematuros todos os anos.

Os estados com maior prevalência de prematuridade são Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Os mineiros lideram o ranking de nascimentos com 12,9% e são seguidos por São Paulo e Distrito Federal, que dividem o segundo lugar com um percentual de 12,6% de nascidos prematuros.

Risco e principais causas

O parto prematuro pode ser mais comum em mulheres que já passaram pela mesma experiência antes, que estão grávidas de mais de um bebê ou com histórico de problemas de colo de útero ou uterinos.

Também devem ser levadoos em consideração outros fatores agravantes, como: ausência de pré-natal, fumo, álcool, estresse, infecções do trato uterino, sangramento vaginal, diabetes, baixo peso ou obesidade, pressão alta, gestações muito próximas (de 6 a 9 meses entre o nascimento de um bebê e a nova gravidez), idades menores que 17 anos e maiores que 35 anos, dentre outros.

Outras causas de parto prematuro são:

  • bolsa rota/ruptura prematura de membrana (RUPREME ou ROPREMA)
  • hipertensão crônica
  • síndrome de Hellp
  • insuficiência istmo-cervical
  • descolamento prematuro da placenta
  • placenta prévia
  • malformações uterinas
  • infecções uterinas
  • gestação múltipla
  • fertilização in vitro
  • malformações fetais

Sinais e sintomas do trabalho de parto

O corpo dá sinais de alerta de que chegou a hora do bebê nascer. Alguns que merecem mais atenção são: contrações a cada 10 minutos ou mais, mudanças na secreção vaginal, pressão pélvica, dor lombar e cólicas (menstruais e abdominais). É importante conversar com o médico e esclarecer todas as dúvidas.

 

Atenção: As informações existentes neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Consulte sempre um profissional de saúde.

 

Fontes:

Governo Federal

Prematuridade

Saúde MG

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.