Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Como cuidar da saúde mental e garantir uma gravidez mais tranquila?
24
jan-23

Como cuidar da saúde mental e garantir uma gravidez mais tranquila?

Voltar ao ritmo de vida de antes da pandemia tem exigido de todos uma adaptação para contornar os impactos nas relações sociais, na convivência familiar e consequentemente na saúde mental das pessoas. Este último tópico requer uma atenção especial de um público específico: as gestantes. Essa fase na vida da mulher é marcada por diversas mudanças, sejam elas biológicas, psicológicas e/ou sociais.

É normal que a preocupação com o novo nos assuste e, no caso de gestantes, o sentimento de medo é ainda mais intenso. É importante lembrar que não somente a gestante deve se adaptar ao novo cenário, mas seu companheiro precisa acompanhá-la nesta nova fase.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 20% das gestantes em todo o mundo sofrem com transtornos mentais após o nascimento do bebê. Isso pode dificultar o vínculo entre a mãe e a criança, prejudicando a amamentação e até mesmo os cuidados com o recém-nascido. Além disso, a depressão pós-parto pode interferir de maneira negativa no desenvolvimento social, cognitivo e afetivo da criança, gerando sequelas na infância e adolescência.

Como as gestantes podem cuidar da saúde mental

Para cuidar da saúde mental durante a gestação, algumas dicas importantes são:

  • Praticar atividade física (de acordo com as orientações médicas);
  • Se informar sobre maternidade em blogs, livros e grupos nas redes sociais;
  • Conversar com outras mães sobre as suas experiências;
  • Debater com o parceiro sobre a dinâmica da casa após a chegada do bebê;
  • Manter uma alimentação saudável;
  • Converse a respeito de suas preocupações e medos;
  • Buscar relaxar com meditação, leitura, hobbies, viagens, encontros com amigos e basicamente tudo o que costumava fazer antes da gravidez;
  • Evite o isolamento; e o mais importante
  • Dedique tempo a você;

Busque acompanhamento profissional

Se sentir acolhida pelo seu núcleo familiar pode ajudar a vivenciar este momento de um jeito mais tranquilo, diminuindo suas preocupações e podendo, assim, compartilhar seus sentimentos com pessoas próximas.

Mas mesmo com o apoio da família e amigos, não deixe de recorrer aos profissionais da saúde. Conversar com um médico irá ajudar a tirar dúvidas em relação a gestação e saúde mental. Além disso, é importante, também, ressaltar o trabalho de psicólogos, que ajudam a enfrentar este momento turbulento.

Atualmente, muitos psicólogos aderiram aos atendimentos online e, se sentir a necessidade de ter um acompanhamento psicológico, procure um profissional.

Atenção: As informações existentes neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Consulte sempre um profissional de saúde.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.