Simulado de evacuação é realizado com sucesso no HNSC
05
dez-19

Simulado de evacuação é realizado com sucesso no HNSC

 

O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em parceria com o Corpo de Bombeiros de Pará de Minas, realizou na manhã desta quinta-feira (5), um simulado de evacuação da edificação.

A ação é uma exigência do Corpo de Bombeiros e tem o intuito preventivo de instruir os profissionais do HNSC sobre como agir em situações de emergência - especialmente no combate em princípios de incêndio – e garantir o máximo de segurança às possíveis vítimas, visando, principalmente, os pacientes hospitalizados.

O simulado contou com a participação de 38 colaboradores do HNSC e 10 militares dos Bombeiros. Foram simulados dois princípios de incêndio – Bloco 1 e Bloco 2 – e os Bombeiros, juntamente com a equipe do HNSC, realizaram o combate à fumaça, retirada das vítimas e evacuação do prédio. Toda ação, incluindo o chamado ao Corpo de Bombeiros, começou às 9h14 e terminou às 9h37, com duração de apenas 23 minutos.

Na avaliação do Capitão Lucas Maia, o treinamento foi altamente positivo e comprova o bom trabalho dos Bombeiros e da equipe do Hospital de Pará de Minas. “Primeiramente quero parabenizar a equipe do Corpo de Bombeiros e a equipe do hospital por esta iniciativa. Há muito tempo estamos planejando esse simulado e na terça-feira fizemos reunião preparatória, na qual foi possível reunir as equipes e eu vi que o pessoal do hospital estava muito motivado com essa atividade. Desde o primeiro momento, eles compraram essa ideia de prevenção, de fazer um trabalho voltado à segurança.”, ressaltou o Capitão.

 

HNSC também faz boa avaliação sobre simulado

O apoio do Corpo de Bombeiros foi fundamental para boa operação realizada no HNSC. Joemir Ramos, engenheiro de Segurança no Trabalho, acredita que o aprendizado foi valioso para reforçar os cuidados com a segurança na Instituição de saúde. “Esse trabalho foi muito proveitoso para toda nossa equipe, porque trouxe aquela conscientização de como você deve agir, a importância de um treinamento correto, como você deve se comportar em situações extremas do dia a dia, tanto no profissional, quanto no pessoal também.”, disse o engenheiro.

A preocupação com a integridade física dos trabalhadores e pacientes é uma constante no Hospital Nossa Senhora da Conceição e continuará sendo trabalhada para evitar casos de emergência. “A saúde e segurança no trabalho visa, principalmente, proteger a integridade física do trabalhador, ou seja, evitar um acidente.”, afirmou Joelmir Ramos.

Importante ressaltar que, durante o simulado, o HNSC manteve a assistência aos pacientes e que, ninguém foi prejudicado em virtude desta ação.

 

Joelmir Ramos, engenheiro de Segurança no Trabalho do HNSC

Lucas Maia, Capitão do Corpo de Bombeiros

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.