Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

HNSC realiza coleta de coração, rins e fígado
29
jan-19

HNSC realiza coleta de coração, rins e fígado

 

O Hospital Nossa Senhora da Conceição, através do MG Transplantes, voltou a realizar coleta de órgãos. O procedimento foi realizado em um paciente de 31 anos, que teve constatada a morte cerebral, cuja identidade será mantida em sigilo. A captação dos órgãos envolveu sete profissionais divididos em duas equipes. A primeira, foi responsável pela retirada do coração e das córneas, enquanto o segundo grupo realizou a coleta dos rins e do fígado.

 

Foram aproximadamente 4 horas de cirurgia, que aconteceu em uma sala do bloco cirúrgico, devidamente preparada. Segundo o MG Transplantes, até dez pessoas poderão ser beneficiadas com a doação dos órgãos. O médico responsável pela coleta do coração foi o cirurgião cardiovascular, Marcos Tito, do Hospital das Clínicas de Belo Horizonte. Ele explicou que o processo ocorreu conforme esperado e parabenizou o hospital pela estrutura para realizar esse tipo de cirurgia.

 

Os profissionais do MG Transplantes foram trazidos à Pará de Minas através de dois helicópteros do Corpo de Bombeiros, que pousaram no campo do Paraense Esporte Clube. Eles, também, contaram com o apoio da Polícia Militar, responsável pela escolta até a Instituição de Saúde. O interventor do HNSC, Clelton de Faria Pacheco, parabenizou o empenho dos profissionais envolvidos no transplante de órgãos. Clelton ressaltou as condições oferecidas pelo hospital para a realização de coletas de órgãos e revelou, ainda, que a Casa de Saúde será contemplada com uma capacitação do MG Transplantes. “Estamos trabalhando para ter aqui uma comissão de captação de órgãos. Estamos encaminhando ao MG Transplantes uma equipe própria para capacitar os nossos profissionais a captarem as córneas, que é um procedimento mais simples”, explicou o interventor do HNSC.

 

Segunda coleta em menos de 15 dias

 

O HNSC realizou a segunda coleta de órgãos em menos de 15 dias. No último dia 11, o mesmo procedimento aconteceu em um paciente, que também não teve a identidade divulgada. Neste caso, porém, foram retiradas as duas córneas e os dois rins.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.